As conseqüências de situações agrometeorológicas adversas levam constantemente a graves impactos sociais, e a enormes prejuízos econômicos, muitas vezes difíceis de serem quantificados (Ayoade, 1986).
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos lançou a página Meteorologia para Agricultura, que pode ser acessado no endereço www.cptec.inpe.br/agricultura, o qual pode ser acessado no portal dessa instituição. Esta página tem a finalidade de disponibilizar informações de previsão e monitoramento de tempo e clima voltadas às atividades agrícolas. Adicionalmente, o CPTEC em parceria com outras instituições vem gerando produtos específicos para um melhor acompanhamento agrometeorológico do produtor rural.
Como é caso dos mapas gerados no Agritempo (http://www.agritempo.gov.br/) que auxiliam a confecção diária dos Boletins Agrometeorológicos disponíveis no portal do CPTEC. Além disso são gerados em conjunto com o sistema de informações do Agritempo, Cepagri e Embrapa Informática, mapas de Zoneamento Agrícola.
O Agritempo - Sistema de Monitoramento Agrometeorológico, permite aos usuários o acesso, via Internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios e estados brasileiros. Além de informar a situação climática atual, o sistema alimenta a Rede Nacional de Agrometeorologia (RNA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com informações básicas que orientam o zoneamento agrícola brasileiro.
O sistema permite a atualização de cadastro de estações e dados climáticos diários (temperaturas máxima e mínima, e precipitação), criação de boletins agrometeorológicos e visualização de mapas que são gerados dinamicamente no momento da execução dos boletins.
O desenvolvimento de produtos de tempo e clima voltados a agricultura e a divulgação desses produtos são de extrema importância para o planejamento da agricultura
brasileira. A partir dos produtos o agricultor pode tomar decisões apropriadas de modo a
minimizar os efeitos das adversidades climáticas e de tempo.
0 comentários:
Postar um comentário