sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Dupla Face da Modernização Agrícola

Foto: Valdimeri 19/02/10

  A modernização das técnicas agrícolas provoca aumento na produtividade, alterando a organização do trabalho e aumentando a ligação das atividades primárias com vários setores ligados à indústria e aos serviços.
    Quando se analisa a modernização da agricultura, é comum que se pense apenas na modernização das técnicas- substituição de trabalhos por máquinas, uso intensivo de insumos (corretivos, fertilizantes e agrotóxicos) e que se esqueça de observar quais as consequências dessa modernização nas relações sociais de produção e na qualidade de vida da população.
       Cerca de 80% da força de trabalho agrícola é encontrada em pequenas e médias propriedades que utilizam mão-de-obra familiar, mas nem todos vivem nas mesmas condições. Uma família que tenha uma propriedade rural próxima a um grande centro urbano, por exemplo, e produza alimentos de forma intensiva para venda na cidade ou que forneça matéria-prima para indústrias alimentícias, têxteis ou farmacêuticas terá uma rentabilidade muito maior do que outra família cuja propriedade se situe em uma área de difícil acesso e que pratique agricultura extensiva, por causa dos custoe de transporte e da produtividade de sua propridade.

Mais sobre esse tema acesse http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t138.asp

0 comentários: